A IP Telecom participou no dia 6 de novembro numa Conferência da 'JTF SMART Cables', com uma intervenção sobre o projeto 'Atlantic CAM'.
Alberto Passos, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da IP Telecom, do Grupo Infraestruturas de Portugal, apresentou o Projeto de Implementação do Anel de Cabos Submarinos 'Atlantic CAM', com especial destaque para a vertente de sensorização e ação climática que equipará o sistema.
O 'Atlantic CAM' é o primeiro sistema mundial de cabos submarinos SMART - Science Monitoring and Reliable Telecommunications, tendo por isso suscitado enorme interesse.
Durante a Conferência, foram apresentadas diferentes perspetivas e colocadas várias questões do âmbito do tratamento e acesso aos dados, incluindo sobre a adoção do sistema DAS - Discrete Acustic System, sistema de deteção acústica que vai igualmente equipar o sistema.
Neste capítulo, as organizações que constituem a 'JTF SMART Cables', têm sido, desde há uma década, os grandes impulsionadores do conceito SMART, que visa transformar o leito dos oceanos num enorme laboratório de pesquisa ambiental, análise das alterações climáticas e deteção de fenómenos meteorológicos extremos, como tsunamis, entre outros.
O projeto 'Atlantic CAM' vai ligar Portugal Continental, a Região Autónoma dos Açores, a Região Autónoma da Madeira e entre as próprias regiões autónomas.
Notícia relacionada 13-03-2024
'JTF SMART Cables'
A 'JTF SMART Cables' é um grupo criado pela Organização das Nações Unidas que engloba a ciência com a indústria de telecomunicações, para orientar a direção estratégica e a liderança necessárias ao desenvolvimento de uma rede sustentada de cabos submarinos SMART, da qual fazem parte The International Telecommunication Union (ITU), the World Meteorological Organization (WMO) and the IOC-UNESCO Joint Task Force on “SMART Cables'.